VAI VENCER: Argo
MOTIVO: A ausência de Ben Afleck em Melhor Direção não parece ter afetado o filme. Muito pelo contrário, foi aí que a produção começou a ganhar espaço e vencendo todos os prêmios até aqui. Sem exagero nenhum, ver Argo não é só estar testemunhando um filme, e sim estar dentro dele, vivenciando toda aquela situação. E na cena do avião (um dos derradeiros atos do filme) uma adrenalina incontrolável toma conta de qualquer ser, e o desfecho faz com que se confundam alívio e um desejo de aplaudir Ben Afleck de pé.
MEU PREFERIDO: O Lado Bom da Vida. Delicioso ao extremo, ao construir uma trama eficaz em que todos os seus atos atingiam o primor de comédias desse estilo. Mas, na verdade, dos 9 indicados a Melhor Filme, excetuando-se Lincoln, qualquer um que vença me deixará satisfeito.
MENOS MERECE: Lincoln, é claro.
MELHOR DIREÇÃO
VAI VENCER: Michael Haneke (Amor)
MOTIVO: Admito que o favorito é Steven Spielberg, mas também admito que Lincoln teve uma queda gigantesca desde quando saíram os indicados. Amor é um filme que está na boca do povo.
MEU PREFERIDO: David O. Russell (O Lado Bom da Vida), pela construção da história e pelo modo preciso com que executou a mesma.
MENOS MERECE: Steven Spielberg (Lincoln), que construiu uma trama onde todos os personagens históricos eram desinteressantes.
MELHOR ATOR
VAI VENCER: Daniel Day Lewis (Lincoln)
MOTIVO: Ganhou tudo até agora. É barbada.
MEU PREFERIDO: Joaquin Phoenix (O Mestre), que venceu o filme para si em uma entrega paranormal ao personagem. Apesar de eu louvar Phoenix, também não deixo de torcer por Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida) e Hugh Jackman (Os Miseráveis). Quanto a Day Lewis, gostei de sua performance e considero algo bem diferente do que ele já fez, só não acho a melhor atuação do ano.
MENOS MERECE: Denzel Washington (O Voo), que não fez nada de diferente que ele ou outro ator já fizeram milhões de vezes.
MELHOR ATRIZ
VAI VENCER: Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
MOTIVO: O páreo está duro entre ele e Emanuelle Riva (Amor), e os dois filmes estão em alta. Mas creio que Lawrence viva atualmente um célebre momento de sua carreira, apesar de apenas 22 anos, sem errar nas escolhas dos filmes, e surpreendendo positivamente a todos, tornando-a assim a nova Namoradinha da América. Mas não ficarei surpreso caso Riva vença.
MERECE: Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida), pois entendeu o contexto da trama, e fez uma performance impecável somada a uma química excelente com Bradley Cooper, que fez com que o público se envolvesse mais com o filme.
MENOS MERECE: Todas estão ótimas.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
VAI VENCER: Christoph Waltz (Django Livre)
MOTIVO: O Duelo é entre Waltz e Tommy Lee Jones (Lincoln). Waltz tem vencido mais prêmios, vive-se atualmente uma Tarantinomania, e suas participações em programas de TV tem aumentado seu buzz. Mas Lee Jones pode vencer.
MEU PREFERIDO: Tommy Lee Jones (Lincoln). Olha, eu assisti Lincoln e Django Livre seguidamente. Terminei o primeiro colocando Lee Jones como meu favorito. Ao começar a ver o segundo, achei Waltz arrebatador e merecedor de todos os prêmios. Mas quando Leonardo DiCaprio (o real merecedor desse Oscar) apareceu em cena, achei Waltz muito pequeno diante dele e deixando a peteca cair. Diante isso, voltei a torcer por Tommy Lee Jones.
MENOS MERECE: Todos estão excelentes.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
VAI VENCER: Anne Hathaway (Os Miseráveis)
MOTIVO: Venceu tudo até agora. É barbada.
MINHA PREFERIDA: Anne Hathaway (Os Miseráveis). Tudo que Anne Hathaway podia mostrar de um lado sofredor ela conseguiu. Mesmo com tão pouco tempo em cena, ainda existiu uma ligação de seu personagem para/com o público na questão sentimental que envolveu a Fantine e que foi muito bem explorada em minúcias. Parece até clichê, mas sua performance cantando I Dreamed I Dream é um primor inigualável.
MENOS MERECE: Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida). Nem meu apreço pelo filme me faz gostar dessa indicação.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
VAI VENCER: Django Livre
MEU PREFERIDO: Django Livre
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
VAI VENCER: Argo
MEU PREFERIDO: O Lado Bom da Vida
MELHOR FOTOGRAFIA
VAI VENCER: As Aventuras de Pi
MEU PREFERIDO: As Aventuras de Pi
MELHOR MONTAGEM
VAI VENCER: Argo
MEU PREFERIDO: Argo
MELHOR TRILHA SONORA
VAI VENCER: As Aventuras de Pi
MEU PREFERIDO: As Aventuras de Pi
MELHOR EFEITOS SONOROS
VAI VENCER: Os Miseráveis
MEU PREFERIDO: 007 - Operação Skyfaal
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
VAI VENCER: 007 - Operação Skyfaal
MEU PREFERIDO: 007 - Operação Skyfaal
MELHOR CANÇÃO
VAI VENCER: Skyfaal (007 - Operação Skyfaal)
MEU PREFERIDO: Skyfaal (007 - Operação Skyfaal)
MELHOR MAQUIAGEM
VAI VENCER: Os Miseráveis
MEU PREFERIDO: Os Miseráveis
MELHOR FIGURINO
VAI VENCER: Anna Karenina
MEU PREFERIDO: Anna Karenina
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
VAI VENCER: Amor (Áustria)
MERECE: Amor (Áustria)
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
VAI VENCER: Anna Karenina
MEU PREFERIDO: O Hobbit - Uma Jornada Inesperada
MELHOR ANIMAÇÃO
VAI VENCER: Valente
MEU PREFERIDO: Detona Ralph
MELHOR EFEITOS VISUAIS
VAI VENCER: As Aventuras de Pi
MEU PREFERIDO: As Aventuras de Pi
MELHOR DOCUMENTÁRIO: Searching for Sugarman
MELHOR DOCUMENTÁRIO CURTA: Mondays at Racine
MELHOR ANIMAÇÃO CURTA: Paperman
MELHOR LIVE ACTION CURTA: Death Of A Shadow






2 comentários:
Boas previsões. Discordamos em algumas categorias. Nas principais, Haneke é minha aposta de surpresa de vencedor em Melhor Diretor. Mas, acho que vai dar Spielberg. E não acho que Christoph Waltz irá ganhar um segundo Oscar tão cedo. Sua primeira vitória ainda é muito recente. Deve dar Tommy Lee Jones ou Philip Seymour Hoffman.
Em Edição de Som, vai dar "As Aventuras de Pi", vencedor do prêmio do sindicato da categoria.
"[...] dos 9 indicados a Melhor Filme, excetuando-se Lincoln, qualquer um que vença me deixará satisfeito".
Penso exatamente o mesmo, Brenno! Agora, vc diz que preferiu Leonardo DiCaprio a Waltz em "Django", já meu favorito do elenco de Tarantino é o fenomenal Samuel L. Jackson, diria a melhor performance de sua carreira!
Gostei das suas apostas, muito coerentes, e, principalmente, dos seus preferidos.
Abraços!
Postar um comentário