Ads 468x60px

.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

GLOBO DE OURO 2016

O Trunfo de O Regresso na noite

Desde o início de dezembro, quando saíram os indicados às principais premiações, essa awards season já demonstrava o quão surpreendente podia ser, com muitos indicados diferentes entre elas. E no tocante em que pensávamos que um favorito (Spotlight – Segredos Revelados) estava consolidado na pole position pelo Oscar, eis que aparece o Globo de Ouro e propõe um show de surpresas, fazendo o filme já citado ter um perda apoteótica, O Regresso ressurgir das cinzas, e Carol, Perdido em Marte e Mad Max se questionar o quanto eles podem ir longe nessa disputa.

Sobre a cerimônia em si, foi bem menos cansativa que a de 2015. O que me assusta é a pressa em entregar logo todos os prêmios da TV e deixar grande parte das categorias de cinema para o final. Um claro privilégio. Em sua volta ao posto de mestre de cerimônias, o polêmico Rick Gervais não se esquivou de mais piadas pesadas, onde o holocausto, Roman Polanski e Ben Afleck não escaparam de seu veneno. É de duvidar se ele volta a comandar a festa.

Grande vencedor e zebra da noite, O Regresso mostrou que é bem mais que a atuação de Leonardo DiCaprio. Apenas 4º colocado nas bolsas de apostas de críticos e cinéfilos, o longa venceu os prêmios de Melhor Filme/Drama e de Melhor Diretor para Alejandro Gonzalez Iñarritu. O curioso é que esse cineasta mexicano, foi o grande vencedor do Oscar 2015 com o seu Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), logo após ter sido esnobado no Globo de Ouro com o mesmo filme. A probabilidade é que o Oscar não dê um trunfo a Iñarritu pelo segundo ano seguido. Logo, é bem provável que haja novamente divergências entre as duas maiores premiações do cinema. Mas se não for O Regresso, será quem? Spotlight, Mad Max, Carol e A Grande Aposta ficaram de mãos abanando e não têm recebido grandes indicações aos outros prêmios. Perdido em Marte venceu o prêmio de Melhor Filme/Comédia, mas não vai disputar o BAFTA (prêmio britânico com votantes no Oscar) na categoria principal. São sete produções badaladas e que incrivelmente exibem mais fatores que dificultam do que facilita a corrida pelo ouro. Então quem é o favorito ao Oscar? Será um ano com verdadeiros tiros no escuro? Confesso que nunca tinha visto isso e por essa eu não esperava.

A vitória de O Regresso que deve ser levada a sério é a de Leonardo DiCaprio em Melhor Ator/Drama. Ele tem a grande chance de finalmente realizar o seu sonho de vencer um Oscar, pondo fim a uma piada bastante difundida na indústria. Mesmo com a vitória de Matt Damon em Ator/Comédia, é muito difícil que haja uma virada, até mesmo porque este último ainda tem como vulnerável uma possível indicação ao maior prêmio do cinema. E o apelo de todos que querem ver DiCaprio finalmente levando a estatueta dourada para casa, mostram que desse ano não passa.

Se em Melhor Ator veremos um consagrado vencendo, em Melhor Atriz o Oscar deve ir a uma novata. Brie Larson venceu o Globo de Ouro na categoria drama por O Quarto de Jack. Sem atuações marcantes, conquistou inesperadamente a crítica e é uma unanimidade entre os apostadores. Jennifer Lawrence, aos 25 anos, venceu como Atriz/Comédia por Joy – O Nome do Sucesso. Sua terceira vitória em quatro indicações, que foi considerada um exagero por grande parte de quem viu o Globo de Ouro, então essa situação engrandece ainda mais Brie.

Foi bonito ver Kate Winslet se surpreendendo ao ser anunciada como Melhor Atriz Coadjuvante por Steve Jobs. O fato é que suas chances no Oscar são mínimas, pois Rooney Mara (Carol) e Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa) que disputaram o Globo como principais, mas estão elegíveis como coadjuvantes para a premiação principal e ultrapassam Winslet na corrida.

Aplaudido de pé por todos, Sylvester Stallone foi o Melhor Ator Coadjuvante por Creed, onde volta a interpretar seu lendário personagem Rocky Balboa. O interessante é que ele sequer foi indicado a outras premiações importantes, como BAFTA e o Sindicato dos Atores. Será que mesmo com esse prêmio, ele corre o risco de ser esnobado pelo Oscar?

Em outras categorias, tivemos vitórias óbvias como Divertida Mente em Animação e o húngaro O Filho de Saul em Filme Estrangeiro. Sam Smith venceu como Melhor Canção por 007 contra Spectre – fato que desagradou bastante este que vos escreve. Num cômico e incômodo momento da noite, Jammie Foxx anunciou propositalmente de maneira errônea o vencedor de Melhor Trilha Sonora, em alusão ao concurso de Miss Universo. Tal prêmio ficou com Os Oito Odiados, do lendário Ennio Morricone, que foi representado por Quentin Tarantino, que criticou no discurso o fato do músico jamais ter sido premiado nos Estados Unidos, sem se tocar que aquele era o terceiro Globo de Ouro em que Ennio saiu vitorioso. Poucos aplausos foram ouvidos.

Num embate entre Spotlight e A Grande Aposta para ver quem ganharia o prêmio de roteiro, a vitória ficou com Steve Jobs, do grande Aaron Sorkin, que por sinal estava bastante em baixa ultimamente, voltou a ficar em alta, e derrubou ainda mais as duas celebradas obras.

Nos prêmios para a TV, o Globo de Ouro persiste em celebrar séries novatas, e nomes como Julie Louis Dreyfuss e Viola Davis continuam a serem esquecidos. O prêmio de Melhor Ator de Série/Comédia ficou com o mexicano Gael Garcia Bernal e o de Melhor Ator de Minissérie ficou o guatemalteca Oscar Isaac. Sendo assim, poderia haver uma tríplice vitória da América Latina, caso Wagner Moura vencesse como Melhor Ator de Série/Drama, mas preferiram Jon Hamm, por Mad Men. Talvez o grande destaque do eixo televisivo tenha sido a vitória de Lady Gaga em Melhor Atriz de Minissérie, por American Horror Story. Ela está elegível para outras premiações por esse papel e é semifinalista do Oscar 2016 de Melhor Canção, pelo documentário The Hunting Ground. Mulher do ano?

Segue abaixo a lista completa de vencedores:

CINEMA

FILME/DRAMA O Regresso
FILME/COMÉDIA Perdido em Marte
ATOR/DRAMA Leonardo DiCaprio (O Regresso)
ATOR/COMÉDIA Matt Damon (Perdido em Marte)
ATOR COADJUVANTE Sylvester Stallone (Creed)
ATRIZ/DRAMA Brie Larson (O Quarto de Jack)
ATRIZ/COMÉDIA Jennifer Lawrence (Joy – O Nome do Sucesso)
ATRIZ COADJUVANTE Kate Winslet (Steve Jobs)
DIRETOR Alejandro Gonzalez Iñarritu (O Regresso)
ROTEIRO Steve Jobs
FILME ESTRANGEIRO O Filho de Saul (Hungria)
ANIMAÇÃO Divertida Mente
TRILHA SONORA Os Oito Odiados
CANÇÃO Writing’s On The Wall (007 contra Spectre)

TELEVISÃO

SÉRIE/DRAMA  Mr Robot
SÉRIE/COMÉDIA Mozart In The Jungle
MINISSÉRIE Wolf Hall
ATOR SÉRIE/DRAMA Jon Hamm (Mad Men)
ATOR SÉRIE/COMÉDIA Gael Garcia Bernal (Mozart In The Jungle)
ATOR/MINISSÉRIE Oscar Isaac (Show Me A Hero)
ATOR COADJUVANTE/SÉRIE ou MINISSÉRIE Christian Slater (Mr Robot)
ATRIZ SÉRIE/DRAMA Taraji P. Henson (Empire)
ATRIZ SÉRIE/COMÉDIA Rachel Bloom (Crazy Ex-Girlfriend)
ATRIZ/MINISSÉRIE Lady Gaga (American Horror Story)
ATRIZ COADJUVANTE/SÉRIE ou MINISSÉRIE Maura Tierney (The Affair)


A Melhor Atriz Coadjuvante Kate Winslet

Denzel Washington - o grande homenageado da noite levou a família para o palco

O Melhor Ator Coadjuvante Sylvester Stallone

Matt Damon e Jennifer Lawrence - Os melhores da comédia

Ridley Scott e o seu "Perdido em Marte" foi a Melhor Comédia

A Melhor Atriz Brie Larson

Lady Gaga surpreendeu a ser eleita a Melhor Atriz de Minissérie


0 comentários: