Ads 468x60px

.

terça-feira, 30 de maio de 2017

PIRATAS DO CARIBE - A VINGANÇA DE SALAZAR


PIRATAS DO CARIBE - A VINGANÇA DE SALAZAR
DIREÇÃO: Joacquim Ronning e Espen Sandberg
ELENCO: Johnny Depp, Javier Bardem e Geoffrey Rush


Sem tempo para sossego, o Capitão Jack Sparrow se vê no meio de um novo e nada agradável reencontro. Desta vez é o Capitão Salazar que volta em busca de vingança contra o mais famoso pirata caribenho. A única esperança de Sparrow é o Tridente de Poseidon, que lhe dá total controle dos mares e pode fazer com que ele derrote novamente o temido inimigo.


Eu estaria mentindo se dissesse que o trailer de Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar exibido durante o SuperBowl não tinha chamado a minha atenção. Talvez pelos efeitos grandiosos, que poderiam dar um gás a mais para a divertida ação da franquia. Meses depois, ao conferir a obra aqui avaliada, penso que a Walt Disney, no auge de sua sensatez, deve reunir sua cúpula e questionar o que fazer com essa linha de filmes daqui pra frente. De fato, o lucro bilionário da mesma não faz mal a ninguém (muito menos a Johnny Depp, em um deprimente momento de sua vida), mas repensar o Piratas do Caribe é o mínimo que se espera no futuro.

Após ter na direção nomes consagrados como Rob Marshall e Gore Verbinski, o quinto filme da série é dirigido pela dupla norueguesa Joacquim Ronning e Espen Sandberg, que em 2013 disputou o Oscar de Filme Estrangeiro com Expedição Kon Tiki – o que já denota uma certa prática de ambos em filmar em ambientes aquáticos. Pena que irregularidades se sobressaem em meio a experiência dos diretores. Não há nenhum exagero em afirmar o quão arrastada foi a primeira metade da obra, que precisou chegar a um hilário momento de Sparrow na guilhotina para dar pistas de situações em que a agilidade das cenas podem garantir um suspiro ao filme. Lamentável que em meio a essas situações, questionamentos ecoam pelo ar.

É válido para a produção querer inserir novos personagens, e de fato foi sábia a escolha de colocar com força em Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar a Carina e o Henry (interpretados por Kaya Scodelario e Brendon Thwaites), mas a própria inserção deles já mostrou falhas, visto que a primeira é tida socialmente como uma feiticeira, mas não se sabe necessariamente e de maneira devidamente explicada o motivo e somente um ato artificial lhe confere o status de astrônoma, sem que o mesmo pudesse ter um dado um tempero a mais ao roteiro escrito por Jeff Nathanson e Terry Rossio (este último responsável pelo Shrek) desde o seu primórdio; e o Henry, bem apresentado como o guerreiro filho do Will Turner e da Elizabeth (Orlando Bloom e Keira Knightley, que fazem simbólicas pontas aqui), vira mais um sujeito teimoso, que se não for bem dosado pode virar um chato; e que ao mesmo tempo foi tido como um traidor, sem que a película explicasse basicamente o porquê.

Em meio a uma descarada e totalmente comercial inclusão de Paul McCartney numa descartável cena, Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar não se deu conta da probabilidade da imagem do Jack Sparrow ficar desgastada, visto que ele não é um herói, e sim um covarde medroso que tem dotes de esperteza. Confesso que me pergunto: como essa franquia vai acabar? Será com a morte do pirata? Mas será mesmo que isso seria um desfecho, visto desde o primeiro filme, sabe-se que ressuscitar é muito fácil. O mais sábio é a redução do personagem, que deve ser diminuído aos poucos em tramas futuras. Digo isso porque a história deste filme aqui avaliado poderia muito bem, eliminando as arestas abertas, ser protagonizada única e exclusivamente pela Carina e pelo Henry, que podem assumir o controle da franquia daqui pra frente, sem que a essência da mesma seja perdida. Jack Sparrow não é o centro do universo.

Mesmo com suas falhas, a obra consegue extrair de Javier Bardem uma brilhante versatilidade enquanto antagonista, lembrando outros vilões interpretados por ele, bem diferentes e que marcaram a indústria, citando como exemplo o Silva, de 007 – Operação Skyfall e o Anton Chigurh, de Onde os Fracos Não Têm Vez (que lhe rendeu um Oscar); diverte com as sacadas envolvendo os personagens, assumindo novamente um papel de comicidade; e convence com um forte trabalho de efeitos visuais que engrandecem a ação de Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar, e transforma incrivelmente a fisionomia de muita gente (relevem o Geoffrey Rush ter ficado a cara do leão de O Mágico de Óz). No mais, o filme atingirá todos os objetivos financeiros buscados, mas tem que ser duramente repensado, para não correr o risco de se acabar por desgaste, enquanto poderia ter seu fim num belo auge.




0 comentários: