Ads 468x60px

.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

CARROS 3


CARROS 3
DIREÇÃO: Brian Fee
ELENCO ORIGINAL: Owen Wilson, Cristela Alonzo, Chris Cooper, Armie Hammer e Kerry Washington


O tempo passou e Relâmpago McQueen é hoje um piloto veterano, que está sob forte pressão para anunciar sua aposentadoria, que ele não acha ser uma boa ideia. A chegada de novos e competentes competidores faz com que ele se afaste das pistas e tente um recomeço. Só que aquilo que eram para ser apenas treinos, transforma-se em uma grande aventura. A prova final de tudo isso será de tirar o fôlego.


Quanta emoção em um só filme. Não, meus nobres, eu não estou me referindo a Carros 3, e sim ao curta-metragem Lou, que precedeu o longa, e passa-se em uma escola infantil e narra a trajetória de um garoto com o feio intuito de roubar os brinquedos alheios, mas acaba indo de encontro ao seu brinquedo favorito de anos atrás, no qual ele tinha perdido. Foram poucos minutos de lição para as crianças presentes nas salas de cinema, além de um total clima de nostalgia para os mais crescidinhos – o que só mostra o quão é eficaz, por diversas razões, a exibição de curtas antes do filme principal nos cinema, fazendo do ato até superior àquilo que tanto esperávamos. Vide 2016, onde o lindo Piper acabou por superar a decepção Procurando Dory.

Mas o que precisamos mesmo é falar sobre Carros 3, que como o próprio título aponta é o terceiro filme de uma franquia irregular da Pixar, que muitos insistem em levar a sério, talvez por não quererem admitir que o estúdio todo poderoso das animações também é capaz de cometer erros, o que só o motiva a querer economicamente investir em continuações, que por sinal, sempre foi o seu ponto fraco.

No tocante em que algumas cenas tiveram a narração esportiva de Rômulo Mendonça, com seus bordões que viraram sensação durante as Olimpíadas 2016, somando tal fato com a também narração do renomado Silvio Luis, logo se viu o apelo em querer arrancar gargalhadas, como se tal fato contribuísse para montar um filme eficaz, quando que na verdade Carros 3 só usa e abusa dos temas típicos do passar o tempo, como se quisesse reviver a boa sucessão de Toy Story 3, mas acaba por passar bem longe deste. Faz-se justo admitir que o carisma presente em alguns personagens fora mantido, inclusive no protagonista, que agora se depara com um antagonista com um viés de machão, egocêntrico e invejoso, mas que não se exibe como algo inovador para os padrões desta arte. A inclusão da personagem feminina em atributos poucos admitidos para o gênero pode denotar um intuito do filme em pregar empoderamento, mas alguns desvios do roteiro não souberam executar bem tal fato, mesmo que o desfecho da trama tenha sido positivo. No mais, apenas algumas corridas aqui, corridas acolá, chefes milionários querendo lucrar com seus carros (qualquer semelhança com seus produtores talvez não seja mera coincidência) e alguns pontos em que eles fingem serem inovadores, mas acaba por ser algo manjado para um adulto que não irá compartilhar do gosto pela obra com as inocentes crianças que estão assistindo.

Muitos podem querer dizer que talvez o diretor Brian Fee (em sua estreia na função) não tenha se dedicado o suficiente para fazer uma boa obra, mas eu discordo disso, visto que Carros 3 honra a tradição da trilogia em não exibir histórias interessantes, que sempre chegaram ao ápice de ser até mesmo muito chatas, mas vale admitir que este filme aqui avaliado não é de fato tão ruim, mas é esquecível ao extremo, enriquecendo a pressão nos debates onde o assunto em questão é o seguinte: até quando a Pixar ainda vai investir em sequências?


0 comentários: