Ads 468x60px

.

terça-feira, 5 de junho de 2018

HAN SOLO – UMA HISTÓRIA STAR WARS



HAN SOLO – UMA HISTÓRIA STAR WARS
DIREÇÃO: Ron Howard
ELENCO: Alden Ehrenreich, Thandie Newton, Donald Glover, Woody Harrelson e Emilia Clark


Han Solo é tido como um sujeito esperto, um tanto quanto vagabundo, mas que até certo ponto, não faz nenhum mal a ninguém. Em mais uma de suas aventuras, que beiram os limites do perigo, ele conhece poderosos inimigos e até mesmo parceiros, nesta introdução a vida de um dos mais importantes personagens cinematográficos dos últimos 50 anos.


Quatro bilhões de dólares foi o valor que George Lucas embolsou para vender Star Wars para os estúdios Disney, poucos anos antes de três filmes: O Despertar da Força, Rogue One e Os Últimos Jedi, dirigidos por J. J. Abrams (da série Lost e de Star Trek), Gareth Edwards e Rian Johnson, respectivamente. Tais obras atingiram o sucesso de crítica e conquistaram a bilheteria com números jamais alcançados antes pela franquia, e olha que ela sempre foi bem-sucedida no quesito arrecadação. Talvez isso aumentou o afã de persistir em lançamentos de filmes em massa, como Han Solo – Uma História Star Wars, que acabou por ser somente uma obra caça-níquel e com a sua necessidade questionável.

Este filme aqui avaliado é dirigido por Ron Howard, vencedor de 2 Oscars com o superestimado Uma Mente Brilhante, e que após essa produção de 2001, pouco tem feito pelo cinema, no quesito qualidade. Para esta película, não cabe desvincular Han Solo de seu espírito aventureiro, malandro e atrevido, mas vale apontar que ele foi desenvolvido erroneamente como se fosse um jovem como qualquer outro. Incluso em uma trama ambientada num design de produção cada vez mais absorvendo as benesses que efeitos visuais podem dar para cenários, o protagonista é apresentado a seus companheiros e antagonistas em situações que remetem a contextos bíblicos e a de gladiadores da Roma Antiga – o que se mostra esquisito para uma saga que tanto fez o cinema idolatrar outras galáxias.

Roteirizado por Jonathan Kasdan e seu pai Lawrence Kasdan (este último escreveu os demais filmes da franquia, além de Indiana Jones e O Guarda Costa), Han Solo – Uma História Star Wars é dotado de diálogos bizarros e não se esquiva de investir nas tidas situações trash, como fazer um humano sofrer uma queda, indo de impacto ao chão com força total, mas mesmo assim conseguindo levantar sem machucado algum. Na intenção de prestigiar as características de eficazes filmes de ação, a trama contempla o espectador com surpreendentes eliminações de personagens, mas que no fim das contas não significaram nada para uma história, que adentrou ao universo clichê ao fazer com que Han Solo perdesse a sua amada para o seu inimigo rico.

Com um elenco que talvez só mereçam respeito Woody Harrelson e Emilia Clark (a Daenerys de Game of Thrones), Han Solo – Uma História Star Wars executa o seu desenvolvimento com uma trama não chamativa, com certas tipicidades em alguns atos, além daquela aborrecida facilidade com que fatos acontecem, como personagens submissos ficando livres e desimpedidos em um estalar de dedos.

Recheando seu roteiro com piadas desnecessárias, a sorte é que a força que sempre esteve com Harrison Ford, vai se sobressair a Han Solo – Uma História Star Wars, fazendo diminuir o impacto negativo em cima do personagem e até dando uma segunda chance a Alden Ehrenreich (protagonista deste filme aqui avaliado). Em 2019, um nono episódio para a saga será lançado. Em meio a tantas escolhas equivocadas ao longo de quase meio século, e diante de um fracasso atual, nada mais acertado que devolver a direção para J. J. Abrams, que no quesito filme de ação, é o cineasta número 1 do mundo. Uma boa iniciativa para ao menos fazer com que Star Wars tenha seus erros passados esquecidos. 


0 comentários: